Feedback

Neve365

snow for fun
Cover by... Cerro Chapelco

Capacete

Agora podemos encontrar uma ampla oferta, tanto em design como também em preço (mais acessíveis). Melhoraram não só a aparência estética, mas também aspectos importantes como peso, a ventilação, o fecho, etc.

O capacete é um equipamento de segurança que a cada ano vem conseguindo mais adeptos. As próprias estações de esqui fazem campanhas promocionais incentivando seu uso. Os fabricantes também renovaram o produto, com a elaboração de diferentes modelos.

Agora podemos encontrar uma ampla oferta, tanto em design como também em preço (mais acessíveis). Melhoraram não só a aparência estética, mas também aspectos importantes como peso, a ventilação, o fecho, etc.

 Existem inclusive capacetes com a tecnologia de bluetooth já incorporada, que permitem escutar música e falar no celular. Outros vem com uma lente frontal já acoplada, lembrando os capacetes de moto. Também estão os capacetes para competição, com protetor de mandíbula.

 

 

 

Tipos de Capacetes

Existe no mercado uma enorme variedade de modelos, de acordo com a necessidade e modalidade que se pratica. Os dois tipos principais são:

Capacetes que cobrem totalmente as orelhas

Normalmente utilizados para a prática do esqui, onde o risco de tombos de lado são mais frequentes que no snowboard. São mais resistentes e oferecem uma proteção mais completa.

Capacetes com a parte da orelha em material flexível – In mold

Utilizado para snowboard e para esqui. Tem a sua origem no mundo do ciclismo. Normalmente mais confortáveis e mais frescos que os de carcaça inteira. Mas sem dúvida oferecem uma proteçao limitada.

 

Estrutura do Capacete

Carcaça exterior:

Tem a função de evitar a perfuração do capacete se acontecer um acidente. Esta fabricada de material plástico (normalmente o ABS, que é um tipo de plástico muito resistente), fibra de carbono, fibra de vidro ou hibrido.

Estrutura Interna:

Tem a função de absorver os impactos. O material utilizado é basicamente o isopor (polietileno expandido – EPS) de dupla densidade, que ao mesmo tempo é leve e denso, combinado ou não com poliuretano termoestável (um tipo de espuma).

Forro:

É importante que seja de um material que proteja do frio mas que absorva o suor, para evitar humidade no interior. Normalmente são fibras do tipo Coolmax ou o Thermastat.

Fechos:

As correias devem ajustar bem, por baixo da mandíbula. No caso dos modelos com orelha flexível, a correia tem que ser em forma de V até o final da orelha, para segurar melhor.

Sistema de ventilação:

Normalmente os capacetes vem com um sistema de ventilação incorporado, e não é necessário que sejam grandes para que entre ar. Existem opções com ventilação passiva, onde o ar entra entre as capas exterior e interior, e modelos com ventilação ativa, que são mecanismos de abre e fecha, regulado pelo próprio esportista.

Compartilhe: compartir esta noticia en facebook compartir esta noticia en twitter

Mais Equipamento - Complementos

Um bom bastão deve ser leve, resistente, punho anatômico, correia flexível e regulável, centro de peso próximo ao punho, arandela que garanta um bom apoio, sem afundar-se.

Bastões

É um equipamento de estrutura muito simples, que tem a função de marcar o ritmo das curvas, daí sua importância na técnica do esqui.

Leia Mais -
Os óculos para neve, além de proteger a vista dos raios ultravioletas, também contribuem para a segurança e rendimento do esquiador ao melhorar a definição ótica.

Óculos para Esqui e Snowboard

Existem lentes de diferentes cores, dependendo do uso que vamos dar a elas: lentes espelhadas para dias de muito sol, alaranjadas para sol e neve, amarelas para dias muito escuros, e um sem fim de opções mais.

Leia Mais -