Feedback

Neve365

snow for fun
Cover by... Cerro Chapelco

O Conceito de Vestir por Capas

As três capas de roupa - térmica, isolante e impermeável - proporcionarão ao esquiador uma proteção ótima, durante todo o dia, em qualquer condição climática.

O segredo de resistir bem às condições climáticas extremas não é ser forte, e sim utilizar o equipamento adequado à atividade e ao clima. Vestir várias capas de roupa é a melhor maneira de conseguir o equilíbrio de temperatura ideal. Primeiro porque retém uma massa de ar quente ao redor do corpo, e segundo porque se a temperatura aumenta sempre existe a possibilidade de abrir a jaqueta ou tirar alguma capa.

Os sistemas modernos de vestimenta possuem três capas:

1ª Capa – Camiseta e calça tipo ceroula: Térmicos

A primeira capa é a que está diretamente em contato com a pele. Sua função é a de drenar a humidade produzida pelo suor para longe da pele, para que fique seca e quente.  Uma roupa úmida em contato com a pele deixa escapar o calor 25x mais rápido que uma roupa seca. Estar seco é fundamental para evitar o congelamento e proporcionar uma sensação de conforto indispensável a nível físico e psicológico.

É importante que se ajuste ao máximo ao corpo, mas sem apertar em excesso, diminuindo a circulação sanguínea. Deve ser antialérgica e agradável ao tato. Os melhores tecidos são as fibras sintéticas não absorventes, que drenam e isolam o suor. São elásticos e sem costura lateral. O algodão não é indicado, porque apesar de ser transpirável, não é drenante e a pele continua húmida.

A principal característica a observar na hora de escolher 1ª capa é a intensidade da atividade física que realizamos: uma mais grossa para menos movimento (consequentemente menos transpiração), média para atividade contínua e fina para uma atividade física intensa.

2ª Capa – Suéter: Isolante

Esta capa se coloca sobre a roupa interior. É a camada intermediária. Sua função é reter o calor produzido pelo corpo, nos mantendo aquecidos, e ainda seguir expulsando a humidade corporal ao exterior. Deve estar bem justa no corpo, para não perder ar quente em cada movimento. A melhor opção de isolante é o polar o fleece, elaborado com fibras sintéticas derivadas do teflón expandido e do poliéster. O polar apresenta características fundamentais para uma 2ª capa:

capacidade adequada de reter o calor e de evacuar o vapor do suor, peso e volume pequenos, repele a água e tem boa resistência às influencias mecânicas.

3ª Capa – Jaqueta e Calça: Impermeáveis

É a capa exterior, a mais vista e também a mais cara. Sua função é isolar o esquiador/snowboarder da chuva, da neve e do vento, e ao mesmo tempo liberar o suor. Esta multi-função exige a utilização de tecidos laminados, feitos pela união de uma membrana e um tecido.

A membrana Gore-tex tem hoje a supremacia em vendas a nível mundial, e representa uma garantia de qualidade importante. Seu funcionamento é uma questão de lógica. Uma gota de água de chuva é 20 mil vezes maior que os poros de Gore-tex, enquanto uma molécula do vapor de água eliminada pelo suor é 700 vezes menor.  Resultado: a humidade não entra e o suor sai.

Compartilhe: compartir esta noticia en facebook compartir esta noticia en twitter

Mais Equipamento - Roupa

A roupa que usamos deve ser uma barreira entre nosso corpo e as forças da natureza que teremos que enfrentar.

Roupa para Esqui e Snowboard

É importante ressaltar que durante uma jornada de neve intercalamos momentos de suar muito pelo esforço físico (como baixar por uma pista difícil), com momentos de sentir muito frio, como uma subida em telecadeira, onde não nos movemos e ainda estamos expostos ao vento.

Leia Mais -