Feedback

Neve365

snow for fun

Canadá

  • Em breve...

Suiça

  • Em breve...

Austria

  • Em breve...

Itália

  • Em breve...

Espanha-Andorra

  • Em breve...

Visão Geral

Certamente Chamonix está na lista das mais charmosas estações de esqui do mundo. Localizada entre França e Suiça, além da beleza e do charme, a estação ainda conta com o ISO 14001, certificação internacional de excelência em gestão de meio ambiente. Além de oferecer diversas opções para os amantes do esqui, o vale de Chamonix é contemplado pela rica beleza de Mont-Blanc, a famosa montanha “Dama Branca” dos Alpes franceses, com mais de 4.800 metros de altitude. Com pouco mais de 9 mil habitantes, sua cidade segue a mesma linha de sua montanha, com um charme incomparável, típico dos encantadores povoados da França. Ponto privilegiado de passagem até a Itália, através do túnel de Mont Blanc, Chamonix associa seu desenvolvimento turístico à conservação da exuberante beleza natural que a rodea.

Possuindo com diversas áreas de esqui, sendo Brévent/Flégère, Les Grand Montets e Balme as principais, Chamonix ganhou grande fama e reconhecimento a partir de 1924, quando sediou os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno. Desde então atrai todos os anos esquiadores e snowboarders de vários lugares do mundo, que buscam não só suas pistas de alta qualidade, como também conforto, seus diversos serviços de bares, restaurantes, hotéis e après ski, além da oferta de outros esportes radicais e de inverno, como parapente e escalada no gelo. Com extensa área de esqui, terreno íngreme e de profundidade, além de diversos fora de pistas, o vale de Chamonix conta com uma vasta gama de opções para praticantes de diversas idades e níveis de habilidade. 

É o destino certo para quem busca aventura, e também serviço de qualidade, exuberante beleza natural, e rica oferta de bares, restaurantes e après ski.

Como Chegar

Chamonix está localizada no coração dos Alpes franceses, a apenas 15km da fronteira com a Suiça, e 15km da Itália através do acesso pelo túnel Mont Blanc.

Os aeroportos mais próximos são os Geneva International Airport, em Geneva/Suiça a 88km, o Lyon International Airport, em Lyon/França a 220km e o Aeroporto di Torino-Caselle  em Turin/Itália a 170km.

Partindo do Brasil para o aeroporto de Geneva (Genebra), na Suiça, muitas companhias oferecem voos com apenas 1 conexão, principalmente a partir de São Paulo. Entre elas estão a Alitalia (geralmente a mais barata e com escala em Roma), TAM, Tap, Air France, Lufthansa e KLM. Para o aeroporto de Lyon, as melhores opções, com menos conexões e melhores preços (partindo de São Paulo) são a Alitalia e Air France. 

Para chegar à Chamonix os dois aeroportos contam com serviços frequentes de transporte como ônibus, vans e taxis. De Genebra há ainda a opção de trem através da lina St. Gervais-Le Fayet/Vallorcine/Martigny (CH), além do TGV que faz conexão em Annecy, Bellegarde, Ginebra, e Lausana. Informações sobre os horários no www.voyage-sncf.com.     

OBS: em Chamonix são oferecidos diversos tipos de transportes que fazem conexão entre as distintas regiões do vale: trem (Mont Blanc Express Train), ônibus (Chamonix Bus), e vans. Com o passe Carte d’Hôte, o visitante pode utilizar diversos desses transportes ao longo de um período.

O local ainda possui 3 estacionamentos cobertos com vaga para 4 mil carros (menos de uma hora é gratuito).

Info sobre a Montanha

Altura da Base: 1.035 msnm

Altura da Cume: 3.842 msnm (Mont Blanc 4.810m)

Desnível esquiavel: 2.807km

Superfície esquiavel: 175km  (Brévente-Flégère, Grands-Montets, Balme, Les Houches e Planards)

Longitude máxima esquiavel: 24km (Vallee Blanche - Aiguille du Midi)

Meios de Elevação

Brévent-Flégère:
5 teleskis / 8 teleféricos de cadeira / 1 gôndola / 3 teleféricos / 1 tapete para criança

Grands-Montets:
2 teleskis / 6 teleféricos de cadeira / 1 gôndola / 2 teleféricos

Balme:
7 teleskis / 2 teleféricos de cadeira / 2 gôndola / 2 teleféricos

Les Houches:
6 teleskis / 7 teleféricos de cadeira / 1 gôndola / 1 teleférico / 1 tapete para criança / 1 corda (telecord)

Planards:
2 teleskis / 1 teleférico / 1 tapete para criança / 1 corda (telecord)

Pistas

Chamonix conta com 3 principais áreas de esqui, oferecendo grande variedade de pistas para todos os gostos e níveis de habilidade. São elas: Les Grands Montets, Brévent/Flegère e a estação de Balme, que formam uma área esquiável de 108km, com 69 pistas e 2 áreas para novos esportes de neve:

Brévent-Flégère:
Verde: 7 / azul: 13 / vermelha: 7 / preta: 7 e 1 área para novos esportes de neve

Grands-Montets:
Verde: 3 / azul: 5 / vermelha: 4 / preta: 6 e 1 snowpark

Balme:
Verde: 2 / azul: 12 / vermelha: 8 / preta: 0 e 1 área para novos esportes de neve

Les Houches:
Verde: 2 / azul: 6 / vermelha: 12 / preta: 2 e 1 snowpark

Planards:
Verde: 2 / azul: 1 / vermelha: 1 / preta: 0

A Les Grands Montets (1235m – 3300m) conta com 29.3km de pistas que estão divididas em 3 montanhas: a glacial Argentière, a Lognan e a Pendant. Reconhecida como uma região de grandes espaços abertos, o local oferece aos esquiadores e snowboarders uma ampla variedade de pistas múltiplas e recorridos fora de pista, com ótima qualidade de neve até o mês de maio. Para os aficionados pelo freestyle, foi aberto recentemente na estação de Lognan um novo snowpark e boardercross.

Com 57.6km de pistas, as estações Brévent / Flégère (1030m – 2525m) são unidas por um teleférico desde 1997, formando um dos cenários panorâmicos mais bonitos dos Alpes. Frente à cadeia de montanhas de Mont-Blanc, o local oferece 32 opções de pistas.

Rodeada por uma inspiradora paisagem natural formada por alpinos cobertos de neve, a estação de Balme (1453 – 2270m) pode ser acessada pelas vilas de Le Tour e Vallorcine, sendo local ideal para os amantes da natureza. A montanha oferece de um lado (Charamillon) largas e tranquilas pistas com vista para o vale de Chamonix, e de outro (Vallorcine) bonitas e arborizadas pistas localizadas na fronteira com a Suiça. Balme conta com 31.5km de pistas.

A Les Houches (950m – 1900m), por exemplo, é uma ótima pedida para esqui em família, contando com uma espetacular vista 360º de Mont-Blanc além de 55km de sinuosas pistas espalhadas pela floresta. Para os iniciantes, Les Planards (1062m – 1242m e 2.5km de pistas) e La Vormaine (1480m) oferecem pistas acessíveis e ideais para um primeiro contato com o esqui.

Para completar, Chamonix ainda conta duas áreas de esqui de fundo. Uma localizada no coração da vila, a Le Savoy (1049m), e outra na entrada de Argentiere, a Les Chosalets (1230m). Ambas ideais para esquiadores iniciantes e com divertidos espaços dedicados às crianças.