Feedback

Neve365

snow for fun
Cover by... Cerro Chapelco

Historia do Snowboard

Apesar de ser um esporte jovem, muitos fabricantes, esportistas e desenhadores, contribuíram para seu desenvolvimento, juntamente com a influencia de outros esportes como o surf, o skate e o esqui.

Não é fácil determinar com exatidão quando o snowboard foi criado... mas não existe dúvida de que as primeiras pranchas nasceram na montanha. Tudo indica que seu inventor foi o engenheiro norteamericano Sherman Poppen, que em 1965, enquanto observava suas filhas brincando com esquis, idealizou um tipo de prancha alternativo ao que chamou de Snurfer.

Era uma tabua simples, sem fixações, e levava uma corda na ponta para ajudar a manter o equilíbrio. A Snufer foi comercializada pela Brunswick Company e obteve um êxito considerável de vendas nos anos 60 e 70. A primeira competição foi em 1968, em Michigan e foi uma descida em linha reta. Em 1969 o surfista e esquiador Dimitrije Milovich começou a desenhar pranchas utilizando além de madeira o poliéster. Nasceu a Winterstick.

Na década de 70 aconteceu uma verdadeira explosão de tecnologia. Tom Sims e Jake Burton começaram a redesenhar as pranchas, cada um fundando sua própria empresa, e várias outras iniciativas em menor escala trouxeram ao esporte inovações como a fibra de vidro, o carbono e o alumínio. Conseguiram pranchas mais leves, resistentes e que ajudaram aos apaixonados pelo esporte a alcançar uma melhor performance sobre a neve. Outro importante aporte foi feito por Jeff Grell, que construiu a primeira fixação.

Na década de 80 o snowboard começou a ter um desenvolvimento mais acelerado, era considerado moda e muitos começaram a praticar este esporte. Com o renascimento de los skatistas, que levaram sua paixão às ladeiras no inverno, as estações de esqui lotaram e deram as boas vindas ao snowboard. Com uma mudança na estrutura da prancha, que retira a placa de metal de uma Winterstick, começa a pratica do Freeride. Em 1987 acontece o primeiro Campeonato Mundial em Brechenridge (EUA) e Saint Moritz (Suiça).

Já nos anos 90 os praticantes do snowboard eram milhares, e podemos dizer que se converte em um êxito em todas as estações de esqui. Sua chegada ao grande público, a utilização de novos materiais, a proliferação das grandes marcas e a maturidade como disciplina profissional fazem com que alcance seu ponto mais alto. Em 1998, nas Olimpíadas de Nagano (Japão), passou a ser considerado um esporte olímpico.

Apesar de ser um esporte jovem, muitos fabricantes, esportistas e desenhadores, contribuíram para seu desenvolvimento, juntamente com a influencia de outros esportes como o surf, o skate e o esqui.

Compartilhe: compartir esta noticia en facebook compartir esta noticia en twitter

Mais Info de Interesse

Quais as disciplinas alternativas ao ski e ao snowboard praticados nos centros invernais?

Os Novos Esportes de Inverno

Heliski, heliboard, snowkite, snowblead, ski fox... termos novos que escutamos cada vez mais. O que significam? Onde praticar?

Leia Mais -
A diferença mais importante entre as modalidades de esqui é o sistema de fixação utilizado, que define as ações necessárias para colocar os esquis em movimento.

Modalidades do Esqui

A diferença mais importante entre as modalidades de esqui é o sistema de fixação utilizado.

Leia Mais -
Esporte radical por natureza, não tem preconceitos e não impõe limites. Com certeza você vai se apaixonar por uma das várias modalidades.

Modalidades do Snowboard

Esporte radical por natureza, não tem preconceitos e não impõe limites: freeride, freestyle, half-pipe, jibbing, slopestyle, boardercross... Com certeza você vai se apaixonar por uma das várias modalidades.

Leia Mais -

Normas de Conduta do Esquiador/ Snowboarder

A Federação Internacional de Esqui – FIS – estabelece um conjunto de normas de conduta responsável que se aplicam a todas as modalidades de deslizamento em neve.

Leia Mais -
Mais artigos relacionados