Feedback

Neve365

snow for fun
Cover by... Cerro Chapelco

Manutenção dos Esquis

O encerado dos esquis permite que se deslizem melhor, sejam mais velozes e girem com maior facilidade.

Encerado e Reparação da Sola

A sola dos esquis está feita de polietileno (plástico), material resistente e deslizante, escorregando com perfeição sobre a neve e permitindo alcançar grandes velocidades. Por outro lado, ao ser plástico, estão propensos a desgastar e arranhar quando entra em contato com elementos como pedras, metais, outros esquis...

O encerado dos esquis permite que se deslizem melhor, sejam mais velozes e girem com maior facilidade. Também corrige as imperfeições geradas pelo uso, conservam a integridade do poliuretano e fazem com que os esquis durem mais tempo.

O encerado deve ser considerado uma rotina a mais neste esporte. Os profissionais geralmente enceram os esquis todos os dias, para obter o máximo rendimento do material. Mas este não é o caso. O momento de encerar os esquis depende da intensidade de uso que damos as nossas pranchas, mas existem três indícios muitos claros:

  • a sola perdeu seu aspecto brilhante e está esbranquiçada,
  • o esqui não desliza bem nas superfícies planas, e sempre ficamos pra trás dos outros.
  • existem muitos arranhões e batidas na sola.

Em qualquer dos casos é hora de levar os esquis para a oficina. Se os arranhões e as batidas são profundas, antes de encerrar é preciso reparar a sola. Para rechear as falhas é utilizada uma barra de polietileno (Cofix) derretida.

Muitos esquiadores reparam e enceram seus próprios esquis, mas este procedimento requer certa perícia, para saber escolher a cera adequada (existem vários tipos, diferenciados por cores) para intensidade do desgaste e o tipo de neve no momento (cera para neve úmida, por exemplo). Além do mais, o encerado a quente, que usa uma espécie de ferro de passar roupa, feito de forma errada pode estragar definitivamente seus esquis.

Afiado dos Cantos

As laterais das pranchas – cantos - estão feitos de aço e são responsáveis pelo agarre dos esquis na neve. Com o uso frequente e os golpes perdem a precisão, e necessitam ser refeitos por uma máquina própria em uma oficina especializada. Normalmente os cantos dos esqui vem de fábrica com um ângulo de 90 graus em lateral e 0 graus no plano. Para esquiadores mais avançados se utilizam índices de 88 e 0.5 graus, conseguindo um melhor agarre por ter mais fio (mais ponta) e mais velocidade, já que quando esquiamos sobre a sola os cantos tocam menos a neve. O afiado se realiza antes de encerar.

O Antes e o Depois dos Esquis

 

esqui antes de manutençaodepois da manutençao

Compartilhe: compartir esta noticia en facebook compartir esta noticia en twitter

Mais Info de Interesse

Quais as disciplinas alternativas ao ski e ao snowboard praticados nos centros invernais?

Os Novos Esportes de Inverno

Heliski, heliboard, snowkite, snowblead, ski fox... termos novos que escutamos cada vez mais. O que significam? Onde praticar?

Leia Mais -
A diferença mais importante entre as modalidades de esqui é o sistema de fixação utilizado, que define as ações necessárias para colocar os esquis em movimento.

Modalidades do Esqui

A diferença mais importante entre as modalidades de esqui é o sistema de fixação utilizado.

Leia Mais -
Apesar de ser um esporte jovem, muitos fabricantes, esportistas e desenhadores, contribuíram para seu desenvolvimento, juntamente com a influencia de outros esportes como o surf, o skate e o esqui.

Historia do Snowboard

Não é fácil determinar com exatidão quando o snowboard foi criado... mas não existe dúvida de que as primeiras pranchas nasceram na montanha. Era uma tabua simples, sem fixações, e levava uma corda na ponta para ajudar a manter o equilíbrio.

Leia Mais -
Esporte radical por natureza, não tem preconceitos e não impõe limites. Com certeza você vai se apaixonar por uma das várias modalidades.

Modalidades do Snowboard

Esporte radical por natureza, não tem preconceitos e não impõe limites: freeride, freestyle, half-pipe, jibbing, slopestyle, boardercross... Com certeza você vai se apaixonar por uma das várias modalidades.

Leia Mais -
Mais artigos relacionados