Feedback

Neve365

snow for fun
Cover by... Cerro Chapelco

Modalidades do Snowboard

Esporte radical por natureza, não tem preconceitos e não impõe limites. Com certeza você vai se apaixonar por uma das várias modalidades.

Freeride

É a modalidade típica do snowboard. Está enfocada nas descidas por lugares extremos em alta velocidade e foras de pistas com neve powder, fazendo curvas, levantando neve e passando por obstáculos naturais.

Freestyle

É a modalidade das manobras e piruetas. Consiste em voar o mais alto possível, com a prancha nos pés, fazendo algum truque no ar. Para realizar as manobras o snowboarder utiliza diferentes módulos que por sua vez distinguem as modalidades dentro do freestyle:

Half-pipe (meio tubo):

É praticado dentro de um meio tubo de neve de paredes altas e verticais, construído em uma zona da montanha com inclinação moderada, onde os snowboarders tentam realizar todas as manobras possíveis, ultrapassando a borda do tubo. É uma modalidade muito difícil onde se utilizam pranchas e fixações duras e reativas, que possibilitem um total controle.

Slopestyle

É praticado em uma pista onde estão colocados diversos tipos de obstáculos, como saltos, corrimãos e caixas, e o snowboarder tem que fazer o máximo de truques possíveis em uma mesma descida.

Jibbing

deslizamento sobre corrimões e caixas.

Quarterpipe

O snowboarder se dirige a toda velocidade a ¼ de tudo e o utiliza para dar um salto vertical mais alto possível. O objetivo é realizar o máximo de manobras durante o salto e alcançar a maior altitude.

Boardercross ou Corrida

Aqui o importante é descender o mais rápido possível das montanhas. É praticada em uma pista com bumps, buracos e saltos variados para fazer mais difícil e técnica a descida.

SnowBoard de Montanha ou Travessia

Esta modalidade é mais comum no esqui, mas de uns anos para cá se incorporou ao snowboard através de pranchas especiais , chamadas splitboard. A prancha se divide em duas partes (fica perecendo com os esquís) na hora de subir a montanha; uma vez em cima, é só juntar e baixar fazendo snow! Uma alternativa para quem não quer subir com a prancha nas costas.

Snowboard Extremo

É a modalidade mais extrema do snowboard, exclusiva para os surfistas mais expert, capazes de realizar saltos em alturas incríveis, sabem escolher bem a trajetória da descida, conhecem a montanha, acompanham a meteorologia...

Compartilhe: compartir esta noticia en facebook compartir esta noticia en twitter

Mais Info de Interesse

Quais as disciplinas alternativas ao ski e ao snowboard praticados nos centros invernais?

Os Novos Esportes de Inverno

Heliski, heliboard, snowkite, snowblead, ski fox... termos novos que escutamos cada vez mais. O que significam? Onde praticar?

Leia Mais -
A diferença mais importante entre as modalidades de esqui é o sistema de fixação utilizado, que define as ações necessárias para colocar os esquis em movimento.

Modalidades do Esqui

A diferença mais importante entre as modalidades de esqui é o sistema de fixação utilizado.

Leia Mais -
Apesar de ser um esporte jovem, muitos fabricantes, esportistas e desenhadores, contribuíram para seu desenvolvimento, juntamente com a influencia de outros esportes como o surf, o skate e o esqui.

Historia do Snowboard

Não é fácil determinar com exatidão quando o snowboard foi criado... mas não existe dúvida de que as primeiras pranchas nasceram na montanha. Era uma tabua simples, sem fixações, e levava uma corda na ponta para ajudar a manter o equilíbrio.

Leia Mais -

Normas de Conduta do Esquiador/ Snowboarder

A Federação Internacional de Esqui – FIS – estabelece um conjunto de normas de conduta responsável que se aplicam a todas as modalidades de deslizamento em neve.

Leia Mais -
Mais artigos relacionados